O imbróglio da Série C e D

Não a palavras para justificar o que vem acontecendo nas divisões “inferiores” do Campeonato Brasileiro de Futebol. A cada ano  a Confederação Brasileira de Futebol ou “CBF” vem demonstrando seu desinteresse pelas divisões de acesso do certamente nacional.

Desde a criação da quarta divisão nacional ou divisão de acesso em 2009, a CBF não possuiu um momento de paz pois desde sua criação, a entidade máxima do nosso futebol sofre com a objeção das federações mais valorizadas e respeitadas, com argumentos bem posicionados de que a Série D é um campeonato deficitário e o clube que a disputa-la sairá com graves problemas financeiros.

Porem desde o fim de 2011 até a semana pré-estreia das duas divisões em 2012, série D e C, a CBF vem sofrendo com processos, vexames e brigas judiciais. Em 2011 todos lembram-se da briga judicial entre, Campinense, Fortaleza e CRB, porem julgado pelos “competentes” juízes do Superior Tribunal de Justiça Desportiva o “STJD” que mesmo com provas muito boas dos paraibanos julgaram como correto os atos que ocorreram no jogo entre Fortaleza e CRB.

O mesmo STJD conjunto com a CBF que realizou um acordo obscuro com o Rio Branco, clube que mesmo ferindo uma das leis  ao entrar na justiça comum mesmo não tendo esgotado todas as instâncias da justiça desportiva foi mantido na Série C após ser excluído da terceira divisão.

Hoje a CBF além de possuir outro paraibano na disputa por uma vaga na terceira divisão no lugar do Rio Branco, o Treze Futebol Clube, que alega que o Rio Branco foi excluído da Série C e o Araguaina/TO foi rebaixado por méritos, assim como ficou na quinta colocação na Série D 2011 o clube paraibano é detentor de direito da quinta vaga.

Muito se fala da briga entre o Galo da Borborema e Rio Branco, poucas informações tem suas porcentagem de verdades.  Mais o que realmente a de correto na briga do Treze pela vaga na Série C?

Primeiro vamos analisar o processo, o Rio Branco foi eliminado do Campeonato Brasileiro de Futebol, isso em outras palavras os pontos conquistados pelos acreanos na primeira fase não valeram de nada, significado que o Rio Branco conquistou zero pontos sendo eliminado da competição e deixando a Série C com apenas 19 clubes.

Dessa forma pelo regulamento da competição que prevê que apenas quatro equipes "conquiste" o decesso, o Rio Branco por ser eliminado estaria na lógica rebaixado (não sou formado em direito porem sei que um bom advogado poderia descobrir uma brecha para dizer que o Rio Branco foi excluído e não rebaixado).

Desta forma a CBF seria a encarregada de tomar uma posição se apenas três equipes seriam rebaixadas por conta de eliminação dos acreanos ou não levaria em conta a exclusão e continuaria com o rebaixamento de quatro equipes sem a importância do numero de clubes que estavam disputando, caído de 20 para 19 em 2011 na Série C.

Desta forma se a CBF manteve-se o posicionamento que quatro equipes cairiam da Série C, a entidade máxima do futebol nacional seria obrigada a permitir e ferir o regulamento da Série C e D e permitindo que cinco equipes conseguissem o acesso da quarta divisão para a terceira divisão.

Porem com os acordos entre CBF, STJD e Rio Branco a Série C permaneceu com 20 clubes mais com apenas 19 clubes disputando a competição já que o Rio Branco foi proibido de disputa a Série C em 2011 permanecendo na mesma divisão no ano seguinte.

É exatamente nessas brechas deixadas pela própria CBF que o Treze vem se apoiando para conseguir uma vaga na terceirona. Não estou dizendo que o direito do Treze é valido ou não, mais a CBF deixou brechas para que qualquer clube tanto da Série C como da Série D pudesse entra com um processo já que a própria entidade escolheu o caminho, mas complicado.

Resta-nos esperar os próximos capítulos desse imbróglio porem, o Treze tem o direito de pleiteia uma vaga como qualquer outra equipe que se sentiu prejudicada com o acordo firmando entre a CBF, STJD e Rio Branco, mais a unica certeza que temos que é que as divisões inferiores estará paralisada até que todos os processos sejam resolvidos. Lembrando que o Treze não poderá sofre qualquer punição, pois a mesma cumpriu todas as instâncias, passando pela justiça desportiva até a justiça comum.

This entry was posted by Cangaceiro Samurai. Bookmark the permalink.

Leave a Reply